Produtos » Machos Laminadores
Uma Grande Novidade - Abertura de Roscas Internas por Laminação







PRINCÍPIO: - Com o Macho em rotação, seus filetes irão penetrar no material, o qual sem ter para onde se expandir, subirá pelos seus próprios filetes, preenchendo-os. Com isto, serão conformados os filetes da rosca por "Laminação", conforme mostra a figura 1 (acima).
Será também criado, por inerência do processo, um pequeno canal, na crista do filete, o que em nada prejudicará a resistência do filete, pois linha de resistência à Tração do filete, está no seu diâmetro primitivo. Vide figura 1 (acima).
Com a reorientação dos veios de Laminação do material, conforme mostra a fig. 3 (acima), os filetes da rosca, encruar-se-ão, aumentando sua resistência à Tração, enquanto que, em comparação com o macho de corte, convencional, seus filetes fragilizam-se em função das tensões, geradas pelo corte.
- Não gera cavacos. Vide fig. 1
- Resistência à Tração dos filetes, até 50% maior, que nos filetes cortados, convencionalmente.
- Vida útil do macho, bem superior. Vide fig. 2.
- Maior produção, em função do aumento da Velocidade de corte, até 55 m/min. em SAE 1020.
- Exatidão e Precisão dimensional.
- Adaptável a qualquer máquina de rosquear.
Um fator de extrema importância, é a determinação do diâmetro ideal do pré-furo, pois, um diâmetro muito pequeno, irá "entupir", os filetes do macho com o material deslocado, elevando extremamente o Torque, a ponto de deformar o perfil do filete, como também, num diâmetro muito grande, serão gerados filetes muito baixos, sem qualquer resistência.
Os diâmetros corretos do pré-furo, são determinados pela fómula abaixo:
D = dt - (0,0068 x H x P), donde:
D = diâmetro do pré-furo / dt = diâmetro teórico da rosca / H = altura percentual efetiva do filete = 65%.
Para comprimentos a serem roscados, com profundidade igual ou maior que: "3 vezes" o diâmetro da rosca, recomenda-se o uso de Mchos Laminadores com canais de lubrificação, para garantir uma efetiva presença do óleo lubrificante, durante todo o curso do Macho. O óleo lubrificante sempre deve, independente do comprimento da rosca, conter Aditivo de extrema pressão.