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Uma Grande Novidade - Abertura de Roscas Internas por Laminação

Pipeta em Alumínio Bucha fluofurada e Cadeira Ciplafe Tubo distribuidor de Gás Tubo em AL. Ar Condicionado

PRINCÍPIO: - Com o Macho em rotação, seus filetes irão penetrar no material, o qual sem ter para onde se expandir, subirá pelos seus próprios filetes, preenchendo-os. Com isto, serão conformados os filetes da rosca por "Laminação", conforme mostra a figura 1 (acima).

Será também criado, por inerência do processo, um pequeno canal, na crista do filete, o que em nada prejudicará a resistência do filete, pois linha de resistência à Tração do filete, está no seu diâmetro primitivo. Vide figura 1 (acima).

Com a reorientação dos veios de Laminação do material, conforme mostra a fig. 3 (acima), os filetes da rosca, encruar-se-ão, aumentando sua resistência à Tração, enquanto que, em comparação com o macho de corte, convencional, seus filetes fragilizam-se em função das tensões, geradas pelo corte.

VANTAGENS DO ROSQUEAMENTO POR LAMINAÇÃO:
  1. Não gera cavacos. Vide fig. 1
  2. Resistência à Tração dos filetes, até 50% maior, que nos filetes cortados, convencionalmente.
  3. Vida útil do macho, bem superior. Vide fig. 2.
  4. Maior produção, em função do aumento da Velocidade de corte, até 55 m/min. em SAE 1020.
  5. Exatidão e Precisão dimensional.
  6. Adaptável a qualquer máquina de rosquear.
DETERMINAÇÃO DO DIÂMETRO DO PRÉ-FURO:

Um fator de extrema importância, é a determinação do diâmetro ideal do pré-furo, pois, um diâmetro muito pequeno, irá "entupir", os filetes do macho com o material deslocado, elevando extremamente o Torque, a ponto de deformar o perfil do filete, como também, num diâmetro muito grande, serão gerados filetes muito baixos, sem qualquer resistência.

Os diâmetros corretos do pré-furo, são determinados pela fómula abaixo:

D = dt - (0,0068 x H x P), donde:
D = diâmetro do pré-furo / dt = diâmetro teórico da rosca / H = altura percentual efetiva do filete = 65%.

FUROS PROFUNDOS:

Para comprimentos a serem roscados, com profundidade igual ou maior que: "3 vezes" o diâmetro da rosca, recomenda-se o uso de Mchos Laminadores com canais de lubrificação, para garantir uma efetiva presença do óleo lubrificante, durante todo o curso do Macho. O óleo lubrificante sempre deve, independente do comprimento da rosca, conter Aditivo de extrema pressão.


 
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